Ir para o conteúdo principal
Página

LP259Q01D8

LP259Q01D8

Condições de conclusão

QUESTÃO

Leia o texto abaixo.

 

Meio ambiente e a Convenção do Clima

 

Toda vez que se fala da Convenção do Clima na imprensa, fala-se também em desastres do meio ambiente. Efeito estufa, gás carbônico em excesso na atmosfera, são sinônimos de desastre. Desastres naturais climáticos, principalmente enchentes, que causam enorme destruição são o transtorno visível mais direto que se usa como ameaça para tentar convencer aqueles que não querem passar a adotar processos energéticos mais limpos (e mais caros). O que há de verdade nisto tudo? Afinal, aquecimentos e resfriamentos do planeta não são novidades. Quem não ouviu falar das eras glaciais, por exemplo? Por que agora deveria ser diferente?

A resposta é que as mudanças passadas foram naturais, e agora, o efeito é artificial, causado pelo homem, e o resultado de modificar o efeito estufa, de contribuir artificialmente para um aquecimento do planeta, pode trazer resultados que são uma grande incógnita. Não se sabe ao certo o que pode acontecer. Os estudos ainda não são totalmente unânimes em prever os resultados. Mas uma coisa é certa. Vai ser um processo destrutivo que pode trazer enormes prejuízos para todos. 

Reduzir o efeito estufa é possível, mas passa a ser um problema econômico. Adotar processos de geração de energia mais limpos, e sem emissão de gás carbônico, custa caro, e poderá afetar a economia dos países, principalmente aqueles que precisam investir mais porque poluem mais. O Congresso Americano nomeou uma comissão para estudar o assunto. [...]

 

Nesse texto, o autor defende a ideia de que:

 

(A) a criação da comissão para estudar o efeito estufa ajudará a amenizar a situação.

(B) a mudança climática acarretará enormes prejuízos para a humanidade.

(C) é importante serem realizadas convenções sobre o clima.

(D) é preciso evitar desastres como as enchentes.

 

Gabarito: B 

Última atualização: quarta-feira, 5 nov 2025, 15:50