Ir para o conteúdo principal
Página

LP255Q01D2

LP255Q01D2

Condições de conclusão

QUESTÃO

Leia o texto abaixo.

Tudo por um cotonete

 

Toda vez que mamãe vai tomar banho e me esquece aqui fora, fico deitado bem juntinho  à porta, esperando ela acabar. Fecho os olhos, mas não durmo, só finjo. Assim, quando minha irmã passa, ela não esfrega a minha cabeça nem aperta as minhas bochechas, e olha que nem as tenho. Pra falar a verdade, nunca vi um cãozinho ter bochechas, mas a doida da minha irmã sempre diz que tenho, e que nada é melhor do que apertá-las. Isso tudo me confunde um pouco, mas tudo bem. Enquanto fico quietinho aqui, posso ouvir o barulhinho da água do chuveiro, de que eu tanto gosto. Isso não quer dizer que eu goste de tomar banho. Aquele tanque e a água gelada em nada me atraem. Mas confesso, tenho vontade de experimentar um banho quentinho, de chuveiro.

Papai chegou, já ouvi o barulho que o carro dele faz quando entra na garagem. Mas vou continuar aqui, não saio daqui por nada, afinal, mamãe é mamãe. É ela quem cuida de mim.

Me leva na rua todos os dias à tarde, põe a minha comida no pratinho onde colou uma foto minha, me leva pra cortar todos estes pelos que me enchem de calor. Tenho que confessar uma coisa daquele lugar. Eles cortam os pelos, dão banho, cortam as unhas e ainda me enchem de talco. Sempre antes que mamãe chegue para me buscar, botam uma gravatinha escrita “Binho”. [...]

 

 No trecho “... esperando ela acabar.” (1° parágrafo), a palavra destacada substitui:

 

(A) mamãe.

(B) irmã.

(C) água.

(D) comida.

Gabarito: A

                                         

Última atualização: quarta-feira, 12 nov 2025, 15:04